IEQ Templo da Redenção

IEQ Templo da Redenção

terça-feira, 4 de setembro de 2012

2° Treinamento de Células


PASTORES EM MISSÕES
CIDADES, O GRANDE DESAFIO
MISSIONÁRIO DA ATUALIDADE
“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.” Mateus 9:35

         Na América Latina, 73% dos habitantes moram em cidades. O crescimento das cidades nas últimas décadas foi assombroso. O século XX começou com 15% da população mundial vivendo nas cidades e terminou com 15% vivendo fora das cidades. O mundo mudou e hoje a igreja cristã necessita urgentemente de uma visão missiológica urbana. Precisamos preparar nossas igrejas para o grande desafio missionário do século XXI, alcançar as cidades para Cristo.
         A migração de mais de um bilhão de pessoas para as cidades nas últimas duas décadas representa o maior movimento populacional da história. As cidades representam o grande desafio para as missões cristãs devido ao seu tamanho, sua influência e suas necessidades. Naturalmente elas são os centros de poder político, de atividade econômica, de comunicação, de pesquisa científica, de instrução acadêmica e de influência moral religiosa. O que acontece nas cidades acaba por afetar uma nação inteira e o mundo caminha na direção que as cidades seguem.
“Se Deus chamou você para a sua igreja, Ele o chamou para a sua cidade”. Frank Damazio
         A igreja está plantada na cidade com a missão de ser SAL e LUZ para a comunidade. Lembremo-nos da palavra de Paulo: “porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários”. ICo 16:9
          Deus quer nos usar como abençoadores de cidades. A igreja tem uma missão prioritária a cumprir. O IDE DE JESUS começa na cidade onde ela está plantada.
         Frank Damazio lista algumas observações bíblicas sobre as cidades:
·      Cada cidade tem sua personalidade e destino únicos – Ap 1-3.
·      Cada cidade tem seu próprio choro que sobe aos céus. Deus ouve esse choro – Gn 18:21; Is 14:3.
·      Deus mede, limita e julga a integridade de cada grito – Mt 11:20-24; 23:35-38
·      Deus usa vários meios para falar claramente a cada cidade – Pv 1:20-21; 8:1-7; Mq 6:9.
·      Deus prepara, unge e envia ministérios adequados a cada cidade – Jn 1:2; Lc 9:51-56.
·      Deus tem uma chave-mestra para cada cidade – At 14:27; IICo 2:12.
·      Deus coloca a igreja na brecha e faz com ela interceda pela cidade – Gn 18:19; Ez 9:1-7; 22:30,37.
·      Deus ensina a igreja a se relacionar com a cidade – Ap 1-3

Pastores no Contexto Urbano
         Necessitamos, como líderes de igrejas no contexto urbano, tomar algumas decisões importantes:
1.      Decidir fazer uma séria pesquisa sócio demográfica do contexto onde a igreja encontra-se inserida.
2.      Decidir desenvolver um ministério centrado na comunidade, no ministério do leigo e nos dons do Espírito.
3.      Decidir saturar a comunidade local com o Evangelho de Cristo.
4.      Decisão de mover para fora das quatro paredes da igreja local.
5.      Decisão de proclamar o Evangelho pela voz e pela vida, testemunhando em palavras e em obras, na missão integral da igreja.
6.      Decisão de jamais barganhar o Evangelho da Graça, em nenhuma circunstância.
7.      Decisão de executar seriamente a tarefa da grande comissão do Senhor: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” Mt 28:19 – Gildásio Reis.

         Como pastores nas cidades, nosso coração deve buscar a identificação que Jesus possuía em fazer a vontade do Pai.
“Mas ele lhes disse: Tenho algo para comer que vocês não conhecem [...] Disse Jesus: a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra”. Jo 4:32,34
         Tocaremos nossas cidades, na medida em que formos tocados pelo Espírito Santo, Ele derramará em nós a compaixão necessária para a missão urbana. Em Mt 9:36 temos as características do homem urbano: aflitos, exaustos e desorientados. Para alcançá-los, necessitamos ter um coração apaixonado por Deus e pelos moradores da nossa cidade.
         Ao compartilhar sobre a paixão que Jesus possuía, Frank Damazio afirma:
“Essa era a fonte oculta de Seu sustento, a energia que O conduzia adiante, o bem oculto que sempre acompanhava”.
         A igreja do século XXI necessita de uma paixão bíblica:
·      Uma paixão que agarre todas as oportunidades de colheita – Jo 9:35.
·      Uma paixão que vigie atentamente a colheita – Jo 4:35.
·      Uma paixão que ceife a colheita com determinação – Jo 4:35.
·      Uma paixão que guarde a colheita imediatamente – Jo 4:36.
·      Uma paixão que se dedique cuidadosamente à colheita – Jo 4:36.
·      Uma paixão que ame profundamente a colheita – Jo 4:36.
DEUS SÓ NOS PEDE O NOSSO CORAÇÃO (Dai-me o teu coração...)

Isto deve levar a igreja urbana a adotar uma filosofia de colheita:
·      Uma filosofia que faça com que o crente sinta-se motivado para afiar sua foice e preparar-se para uma colheita como jamais se viu.
·      Uma filosofia que creia que a igreja é um lugar de crescimento, força e entusiasmo, um lugar determinado por Deus para ser um poder dominante entre os homens. Deus não se agrada com um trabalho missionário ou de evangelização que não contribua para o crescimento da igreja.
·      Uma filosofia que aborde de forma positiva uma sociedade que vive negativamente.
·      Uma filosofia que represente uma atitude de fé, pois toda a resposta está em Cristo e a Ele, e somente a Ele pertence a colheita.
·      Uma filosofia que creia na vitória e no triunfo supremo da igreja como instrumentos de que Deus dispõe para realizar Seu plano e propósito eternos. Este plano pressupõe que a casa de Deus ficará repleta de almas de todas as camadas sociais.
·      Uma filosofia que creia que uma vez que Deus, conforme está revelando na Bíblia, elegeu como Sua mais alta prioridade levar homens a uma relação viva com Cristo, podemos definir nossa missão, como sendo uma obra dedicada a proclamar as boas novas de Jesus Cristo e a persuadir os homens para que se tornem Seus discípulos e membros fiéis de sua igreja.
·      Uma filosofia que veja o mundo como a lavoura de Deus. O Evangelho do Reino precisa chegar até o último habitante deste planeta, seja ele quem for, esteja onde estiver...
·      Uma filosofia que creia que, como servos de Cristo, estamos eternamente salvos diante de Seu trono; mas, não obstante, somos responsáveis pelo Evangelho que nos foi confiado e pelas almas que estão sob nossa guarda e que dependem de nosso testemunho.
·      Uma filosofia que creia que, na volta de Cristo e na ressurreição dos mortos, toda a criatura humana ganhará os céus ou será condenada ao fogo do inferno, dependendo de ter aceitado ou não a Jesus Cristo.

O Perfil do Homem Urbano
         A vida na cidade influencia profundamente o homem moderno produzindo um novo perfil o qual o identifica. John Dawson levanta 12 fatores que nos ajudam a retratar o homem urbano.
         A partir deste perfil podemos definir estratégias para chegar ao coração destas pessoas:
1.      As autoridades são distantes e insensíveis. O cidadão se sente impotente.
2.      A maioria das pessoas é desconhecida do indivíduo. Ele se sente sozinho.
3.      A diversidade de linguagens e tipos humanos é tão grande que ele perde seu senso de segurança e de identidade própria. Ele se sente vulnerável.
4.      Em meio a essa diversidade, existe uma cultura comercial universal constituída de cadeias de restaurantes, de lojas, de shopping, de teatros e de estilos arquitetônicos, que cria uma uniformidade urbana nacional, que acaba sufocando a cultura regional. Ele se sente perdido.
5.      O cidadão da região metropolitana se vê dominado por uma mídia poderosa, que constantemente bombardeia seus sentidos com mensagens massificantes. Sente-se conduzido.
6.      A especialização funcional é praticada a tal extremo que os membros de uma mesma família levam uma vida completamente diversa uns dos outros, em ambiente e horários diferentes. Se quiserem gozar de maior proximidade entre si, terão de fazer um esforço deliberado nesse sentido. O indivíduo sente-se rejeitado.
7.      O cidadão urbano tem um número tão grande de opções de entretenimento, de produtos a ser adquiridos e de estilos de vida, que a angústia de não saber o que escolher sufoca a perspectiva de felicidade oferecida pelo enriquecimento. Ele se sente confuso.
8.      Devido a uma enorme sobrecarga de informações, o cidadão perde o apetite pelo verdadeiro conhecimento. Ele se sente tolo.
9.      A rapidez nas mudanças de emprego ou de moradia destrói todas as formas de relacionamento duradouro. A maioria de suas amizades é de curta duração. Ele se sente inseguro.
10.   Noite e dia, ele se vê cercado por uma agitação constante, que parece indicar que outros estão em ação, na busca de enriquecimento ou de sucesso. Em meio a tanta agitação é difícil relaxar perfeitamente. Ele sofre de stress e ansiedade.
11.   No mercado de trabalho, ele só tem valor por suas habilidades e pelo que produz. Se não atinge certo padrão é posto de lado como uma máquina imprestável. Sente-se usado.
12.  Os interesses coletivos limitam-se à promoção de produtos de consumo. Todos os demais valores pertencem à esfera particular. Ele não vê sentido para a vida.

Pontos Importantes a Considerar
1.      As estratégias para conquistar nossas cidades devem nascer à esfera espiritual e ser estrategicamente implementada por meios espirituais.
“Primeiro o espiritual, depois o natural. Primeiro conquistamos nosso território pela invasão espiritual, depois mediante canais naturais. Um dos primeiros passos para estabelecer uma atmosfera de igreja que evangeliza cidades é determinar a prioridade da oração intercessora na igreja, em cada crente e em toda a Igreja Urbana. É ridículo pensar que podemos ter qualquer possibilidade de tocar nossas cidades sem nos tornarmos poderosos na oração”. Frank Damazio

Orações chaves
A.    ARREPENDIMENTO
·      Daniel 9:4-9 – Pedir perdão pelos pecados que tiveram lugar em nosso estado, em nossa cidade e os pecados de comissão e omissão da Igreja de Cristo na cidade.
B.     PETIÇÃO
·      Derramamento espiritual de graça e poder;
·      Despertamento espiritual;
·      Visitação do Senhor sobre a cidade;
·      Redenção de famílias;
C.    RESISTÊNCIA
·      Às obras do diabo contra a vida dos habitantes das cidades;
·      Às forças do mal que invadiram a cidade;
·      A determinados espíritos que dominam a cidade.

2.      Para orar com clareza pela cidade é importante a realização de uma pesquisa histórica e mapeamento espiritual.
         A função do mapeamento vai além do que a coleta de dados, ele não se faria necessário se suas ações se resumissem apenas a isso. Essa ferramenta, como se pode classificar o mapeamento espiritual, nos permite ter uma visão panorâmica sobre como e o que orar. Podemos usar o exemplo de Neemias quando se dispôs a reconstruir os muros de Jerusalém (Neemias 1 e 2). Primeiramente, ele foi sozinho fazer o “reconhecimento” da área, olhou para a situação, analisou e conheceu em qual terreno estava pisando, depois partiu para o planejamento.
         O mapeamento nos traz essa visão privilegiada e panorâmica da situação e do terreno onde estamos pisando. Precisamos ter uma visão clara de como está e como é a nossa cidade, bairro ou região, eliminamos muito do que “achamos” e partimos da premissa do que ela é e como está, para onde Deus quer que ela esteja.
“O mapeamento específico é para o intercessor o que o Raio X é para o médico: um instrumento de diagnose da realidade específica que caracteriza a nossa comunidade, não é um fim é um meio – o meio para atingirmos nosso objetivo – A evangelização, a conquista de almas para Cristo”. Frank Damazio.
         Na apostila AMAI – INTERCESSÃO PELAS CIDADES há uma série de perguntas que podem auxiliá-lo no início desta pesquisa.
         Outra estratégia de oração pelas cidades são as CAMINHAS DE ORAÇÃO.
“O propósito da caminhada de oração é proteger ainda mais as fronteiras espirituais, abençoar as pessoas e lugares, interceder, colocar-se na brecha... Abrir o caminho para que o Evangelho avance com poder (At 2:46-47). [...] Quando começarmos a proteger nossas fronteiras mediante a caminhada de oração, invadiremos o território de satanás e vamos discernir o mal contido nele com uma sensibilidade aumentada em relação às forças malignas. Vamos entrar em territórios ocupados por satanás durante logos períodos de tempo, sem intrusos ou confrontos. Vamos tornar-nos a voz de Deus e o instrumento para derrotar esses poderes, estabelecendo uma cabeça de ponte para que o poder do Evangelho avance. Colocar justos nas ruas das nossas cidades de modo estratégico e consistente pode ser a maneira mais eficaz de evangelizar uma cidade inteira”. Frank Damazio

3.      É importante a Igreja olhar a cidade como seu campo missionário e buscar, em Deus, caminhos para abençoá-la e transformá-la, estabelecendo projetos voltados para a comunidade.
         Alcançar instituições, casas de saúde, atender os excluídos sociais, ministrar às crianças da cidade, são algumas das frentes que a igreja precisa olhar com amor e ouvir do Senhor em quais pode atuar.
“A Igreja da cidade é responsável por ministrar continuamente aos pobres. Se, porém, cuidarmos deles, mas negligenciarmos em contar-lhes as boas novas de Jesus Cristo, teremos falhado em nossa missão. Se pregarmos o Evangelho aos pobres, mas ignorarmos suas condições miseráveis, teremos fracassado em relação a Cristo. O desafio é fazer ambas as coisas, ainda que isso seja por vezes complicado e frustrante”. Frank Damazio
·      Levantar um grande e atuante movimento de oração em prol da cidade;
·      Alcançar toda a região onde a igreja está localizada através da estratégia: EVANGELISMO E ORAÇÃO;
·      Envolver a igreja em missões urbanas a partir de sua própria cidade.

PASTOR ROBERTO ANASTÁCIO
Dias 01, 02 e 03 de Setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário